28.5 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Com mais de 100 anos, Museu Municipal passará por restauração

Publicidade • Anuncie Aqui

O Museu Municipal, que funciona no Jardim Belval em um casarão histórico de Barueri, com mais de 100 anos, passará por restauração. A previsão é de que, após o início dos serviços, a obra seja concluída em até 270 dias, conforme projeto disponível no Transparência Municipal.
Segundo estimativa da gestão, a reforma deve custar cerca de R$1,3 milhão.

A edificação, que fica na Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359, receberá intervenções como restauração de pisos, portas e caixilhos, ferragens e soleiras em madeira. O projeto prevê restaurar também tijolinhos, substituir telhado de barro, construir um elevador interno, para melhor acessibilidade, e realizar pintura de compartimentos do prédio.

O Casarão

O imóvel foi construído em 1920, na área onde era uma fazenda de Teófilo Maciel. O prédio foi comprado pela Prefeitura de Barueri em 1992 e transformado em Biblioteca Municipal, sem alterar as suas características originais. Em março de 2000, foi assinado o decreto nº 4.580, que transformou o local em Museu e Arquivo Municipal.

Em 2009, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Barueri (Comphic) pediu e foi aprovado o tombamento do imóvel, através do Decreto nº 6.626.

Hoje o Museu Municipal tem um acervo que conta a história de Barueri, a origem da cidade com o aldeamento jesuíta ainda no século XVI, passando pela organização e estruturação do povoado, até a emancipação político-administrativa, ocorrida em 26 de março de 1949.

Acervo e atendimento

Durante o período de obras, o acervo do Museu Municipal e atendimento estarão disponíveis ao público na Biblioteca Municipal Eny Cordeiro (Avenida Ricardo Peagno, 78), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, telefone 4163- 5913.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também