28.5 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Para combater as enchentes, Prefeitura de Barueri aposta em piscinões

Publicidade • Anuncie Aqui

As fortes chuvas têm castigado Barueri. No último dia 2, em apenas 24 horas, choveu 153 milímetros na cidade. A população sofreu com alagamentos em vias como Avenida Andrômeda, Via Parque, Alameda Araguaia e outras, quedas de muros e deslizamentos.

Para solucionar os problemas de enchentes, a prefeitura aposta na construção de piscinões; reservatórios que armazenam a água, evitando alagamentos e inundações.

Os reservatórios

O chamado piscinão do córrego Laranja Azeda terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água em caso de chuvas torrenciais, evitando inundações de residências e pontos comerciais na região da via – divisa com Jandira.

As obras são realizadas na avenida Alziro Soares. No local também está sendo construído o novo Centro Esportivo do Jardim Silveira, próximo à estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Barueri-Mirim

O outro piscinão que está sendo feito, em fase mais adiantada da obra, é o da margem do Rio Barueri-Mirim, que deverá eliminar as enchentes no Centro da cidade. Serão cerca de 24 mil metros quadrados de área e aproximadamente 22 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares.

Recursos

A deputada estadual Bruna Furlan (PSDB) afirmou, em suas redes sociais, que vai trabalhar para trazer recursos e ampliar o número de piscinões na cidade. “Esse é um compromisso de acabar com a enchente em Barueri”, disse.

Tamboré

A administração também está investindo na solução de cheias no bairro do Tamboré. Está sendo construído um túnel para canalização e drenagem de águas da chuva, com extensão de cerca de um quilômetro: da alameda Araguaia até a avenida Piracema. Depois de pronto, a água será escoada diretamente para o rio Tietê, contando com uma ligação já existente no local.

Bocas de Lobo

Dentre as várias ações realizadas pela administração está a operação de limpeza de bocas de bueiros (bocas de lobo). Segundo a gestão, o serviço é realizado de forma geral em cada bairro, sendo 800 bocas de lobo visitadas diariamente em todas as ruas de Barueri

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também