30.4 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Apagão afetou região de Barueri nesta terça (15) e durou cerca de meia hora

Publicidade • Anuncie Aqui

Nesta manhã de terça-feira (15), por volta das 8h30 a região de Barueri sofreu um apagão. A queda de energia afetou também o sinal de dados das operadoras de celulares.

Há relatos nas redes sociais sobre falhas e atrasos no sistema ferroviário, inclusive nas linhas 8 e 9, que atendem a cidade. A situação, que foi comentada por internautas afetou parte do Brasil, ocorreu quando foi interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico, de acordo com informação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Por meio de nota, a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia para Barueri e região, informou que a energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada no Estado de São Paulo às 9h20.

“Esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores”, destacou.

Queda de carga

Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%. Dados que mede o Sistema Integrado Nacional (SIN) do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.

Segundo a nota do ONS, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

Sala de situação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.

“Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.”

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também