31 C
Tamboré
terça-feira, 30 abril 2024
Home Saúde Farmácia Municipal distribuiu 50,2 milhões de remédios neste ano

Farmácia Municipal distribuiu 50,2 milhões de remédios neste ano

0
Farmácia Municipal distribuiu 50,2 milhões de remédios neste ano
Prefeitura tem cerca de 200 medicamentos à disposição da população (Divulgação/Secom Barueri)

Com a proposta de Orçamento para 2023, encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, em que sugere um corte de 59% nas despesas do programa Farmácia Popular que distribui medicamentos gratuitos, a Saúde de Barueri pode ser impactada.

Segundo a prefeitura, com a redução deste orçamento, “poderá gerar um aumento no consumo dos medicamentos que fazem parte da farmácia popular e também são disponibilizados pela rede municipal”.

De acordo com levantamento realizado pela administração, a pedido da reportagem, foram distribuídos mais de 50,2 milhões de medicamentos (considerando comprimidos, frascos, pomadas e injetáveis) aos moradores da cidade neste ano, sendo os dois mais consumidos a Losartana 50mg (5.347.064 comprimidos) e a Sinvastatina 20mg (2.967.680 comprimidos).

Entrega domiciliar
Os munícipes maiores de 60 anos contam ainda com um serviço de entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo (como por exemplo remédio para diabetes e hipertensão arterial). Para ter direito ao serviço, é preciso fazer o cadastro nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s).

De acordo com a gestão, são disponibilizados cerca de 200 medicamentos nas farmácias do município, sendo os principais para tratamento de diabetes, hipertensão arterial, antimicrobianos e para o tratamento da saúde mental.

Atualmente, há cinco medicamentos que foram retirados do pregão por falta de matéria-prima no mercado e 17 medicamentos que foram comprados e estão em falta por atraso na entrega pelos fornecedores.

A prefeitura ressaltou que apesar da atual situação em decorrência da pandemia, “a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, vem trabalhando para minimizar quaisquer transtornos relativos à falta de medicamentos aos munícipes, apresentando hoje um cenário de abastecimento de 91,5% dos itens da REMUME – Relação Municipal de Medicamentos”.

Como acessar o serviço
Para ter acesso ao serviço, o morador deve procurar o Ganha Tempo (Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550). A Farmácia Municipal fica localizada na avenida 26 de Março, 873, Centro (tel.: 4199-4983/4199-4980).