De 122 escolas municipais avaliadas, Fieb é a melhor em índice de qualidade da educação

ideb barueri
O Índice avalia a porcentagem de alunos que não repetiram de ano, entre outros critérios (Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

De acordo com o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira 2021, divulgado no último dia 16 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a qualidade do ensino público de Barueri está à frente do país.

O índice, que vai de 1 a 10 (quanto mais próximo de dez, melhor) mostrou que a cidade ficou acima da média nacional considerando as escolas municipais.

Nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental foram analisadas 122 escolas municipais, destas, a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) lidera a lista. A unidade de Alphaville, Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas, conquistou o Ideb 7,9, superando a média nacional, que foi de 5,8, e a estadual, de 6,3. Na sequência, aparece a EMEIEF Engenheiro Yojiro Takaoka, com 7,6.

Quanto à nota dos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental, a Fieb Alphaville anotou 6,4, também acima das médias nacional e estadual.

Outra unidade da Fundação bem pontuada é o ITB Dagmar Ribas Trindade (Fieb Jd. Maria Cristina), que obteve média de 7,3 nos anos iniciais e 6,7 nos anos finais do Ensino Fundamental.

O Superintendente da Fieb, Luiz Antonio Ribeiro, afirmou que a conquista é fruto de um trabalho que sempre buscou alternativas diferentes do padrão comum de ensino.
“Temos uma equipe dedicada e comprometida com o melhor. Agradeço sobretudo à confiança e o apoio da Administração Municipal, que sempre está junto conosco para a construção deste enorme projeto chamado Fieb”, falou.

Cálculo do índice
Em uma escala de 1 a 10, o Ideb cruza a taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino); notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.

Indicadores da Região (Rede Municipal)

1º ao 5º ano
Barueri – 6.4
Santana de Parnaíba – 6.1
Osasco – 5.9
São Paulo – 5.7
Carapicuíba – 5.7
Itapevi – 5.6
Jandira – 5.6
 
6º ao 9º ano
Barueri – 5.7
Santana de Parnaíba – 5.3
São Paulo – 5.1
Carapicuíba – 5.0
Jandira – 5.0
Osasco – 5.0
Itapevi – 4.9