22.8 C
Tamboré
terça-feira, 3 dezembro 2024
Home Saúde Crianças e adolescentes devem se vacinar contra meningite, adultos não recebem a dose

Crianças e adolescentes devem se vacinar contra meningite, adultos não recebem a dose

0
Crianças e adolescentes devem se vacinar contra meningite, adultos não recebem a dose
Doses estão disponíveis nas UBS´s (Fabio Pozzebom/ Agência Brasil)

As crianças menores de cinco anos e adolescentes (de 11 e 14 anos) que nunca foram vacinados contra meningite podem receber a dose contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Barueri.

Adultos e pessoas que não são das faixas etárias mencionadas não recebem a vacina. Quem já tomou a dose, independentemente da idade, também não. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos pelo link.

A vacinação meningocócica para adultos apenas é realizada considerando a situação epidemiológica do momento e normativas técnicas do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Barueri, são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades básicas de saúde as vacinas abaixo, que ajudam a prevenir meningite. Confiram a faixa etária de quem deve receber os imunizantes:

  • BCG: dose única (ao nascer);
  • Penta: 1ª dose aos 2 meses de idade; 2ª dose aos 4 meses de idade e 3ª dose aos 6 meses de idade;
  • Pneumocócica 10-valente (Conjugada): 1ª dose aos 2 meses de idade; 2ª dose aos 4 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade;
  • Meningocócica C (Conjugada): 1ª dose aos 3 meses de idade; 2ª dose aos 5 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade;
  • A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 adolescentes não vacinados de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar.

Casos

A cidade de Barueri registrou 47 casos de meningite neste ano, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já a Prefeitura, informou 45 ocorrências. No Estado foram anotados 3.269 casos de todos os tipos da doença e 310 óbitos. Na cidade, quatro pessoas morreram, afirmou o Estado.

A doença
A doença é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, “a maioria dos tipos de meningite evolui positivamente, sem deixar sequelas, contudo, quanto a meningite meningocócica é um tipo de meningite grave e contagiosa, capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte”.