Com determinação estadual, Barueri prorroga vacinação contra gripe e sarampo até dia 24

vacinas Barueri
Campanha contra sarampo é voltada para crianças e profissionais da saúde (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Depois de ter anunciado, na quinta-feira (2), que a campanha de vacinação contra gripe e sarampo seria encerrada hoje (3), a Prefeitura de Barueri confirmou que vai prorrogar a imunização. A decisão vai ao encontro da determinação da Secretaria Estadual de Saúde, tomada nesta sexta-feira.

Na cidade, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda à sexta-feira, nos horários de funcionamento. A lista completa pode ser conferida aqui.

Podem se vacinar contra o vírus da Influenza pessoas acima de 60 anos, profissionais da Saúde, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, professores, indígenas, pessoas com deficiência e comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Recomendação

“Estamos chegando ao período de maior circulação do vírus da Influenza, que é o inverno. Portanto, é necessário que as pessoas com maior probabilidade de desenvolver complicações da doença – como pneumonia, internação e óbito por influenza – estejam vacinadas”, explica a enfermeira Maria Ligia Bacciotte Ramos Nerger, da Divisão de Imunização do Centro Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

Sarampo

A campanha é voltada aos profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. As vacinas contra o sarampo e o vírus Influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnósticas com Covid-19.

Neste caso, a orientação é que as pessoas sejam imunizadas imediatamente após o término do período do isolamento. Além disso, para as crianças entre 5 a 11 anos é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas destinadas à campanha e contra o coronavírus.