30.1 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Em mês de reprodução de escorpiões, Barueri faz alerta sobre aparecimento do animal

Publicidade • Anuncie Aqui

Segundo informações, agosto e setembro são os meses de reprodução dos escorpiões, o que pode aumentar a incidência de aparecimento e acidentes envolvendo esses animais.

Levantamento realizado pela Prefeitura de Barueri registrou o aparecimento de 54 escorpiões na cidade neste ano. Em 2022, foram encontrados 75 animais. Quanto às picadas envolvendo esse tipo de animal, o município registrou dez casos em 2023, enquanto no ano anterior foram 29.

A gestão alerta que os escorpiões habitam frestas, rachaduras, buracos, troncos, folhas caídas, móveis e ambientes com rochas e resíduos de vegetação, por isso, é preciso atenção a esses locais.

Picada

Crianças com até 10 anos têm maior risco de mortalidade em caso de picada. “Quando ocorre a picada por um escorpião, a dor é imediata em praticamente todos os casos, acompanhada de sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Após alguns minutos ou horas, especialmente em crianças, que são mais vulneráveis ao envenenamento, podem surgir outros sintomas, como tremores, náuseas, vômitos, agitação incomum, produção excessiva de saliva, hipertensão, entre outros”, explicou a administração.

Recomendações

A prefeitura ressaltou ainda que, em caso de acidentes, a recomendação é lavar o local da picada com água e sabão, aplicar uma compressa morna e levar a vítima imediatamente ao atendimento médico. Se possível, coloque o animal capturado em um vidro com álcool e encaminhe ao serviço de saúde.

“Crianças devem ser encaminhadas ao Ponto Estratégico de Soro Antiveneno (PESA), por fazerem parte do grupo de risco. Os demais pacientes devem procurar a Emergência de Saúde ou o PESA da região, localizado no Hospital Vital Brasil (Av. Brasil, 1500)”.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também