Município oferece atendimento exclusivo para gestantes adolescentes

UBS Mutinga é uma das unidades que tem atendimento voltados às jovens (Foto: Divulgação Secom Barueri)

O número de grávidas adolescentes aumentou 36,9% nos últimos nove anos em Barueri, passando de 4.108 (2008) para 6.514 (2017). Neste ano, 4.407 meninas já deram entrada na rede municipal de saúde para realizar o pré-natal, de acordo com das da Secretaria da Saúde, a pedido da reportagem. A faixa etária onde o acontecimento é mais recorrente se dá entre os 15 e 19 anos.

Segundo a gestão, no município o atendimento às adolescentes grávidas é diferenciado, requer mais cuidado, uma vez que o corpo delas ainda está em desenvolvimento. Por isso, o tempo de consulta é maior e a abordagem dos temas relacionados à maternidade leva a mais precaução.

O atendimento pré-natal pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Porém, as UBS Amaro José de Souza- Jardim Mutinga, UBS Armando Gonçalves de Freitas- Parque Imperial, UBS Hélio Berzaghi- Jardim Paulista e UBS Maria de Lourdes Hernandez- Engenho Novo realizam acompanhamento exclusivo às gestantes adolescentes, além de encontros em grupos com as jovens mães.

Prevenção
Para evitar os casos de gravidez na adolescência, a administração municipal informa que a Atenção Básica em Saúde aborda todos os aspectos referentes à infância e adolescência nos atendimentos em consulta, esclarecendo dúvidas. Orientações sobre sexualidade, métodos contraceptivos, cuidados com a saúde, prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), são alguns temas tratados pelos profissionais. Grupos de discussão também são formados nas UBS para tratar dos assuntos, além de serem realizadas ações voltadas ao esclarecimento dos jovens nas escolas.

Ainda de acordo com a gestão, nos casos de adolescentes grávidas, os profissionais da educação fornecem apoio às jovens para incentivá-las a não abandonar os estudos. As mães contam com ajuda dentro de suas escolas em situações de ausência e auxílio na reposição de aulas e provas.