Para reforçar a segurança, Barueri planeja expandir efetivo da Guarda

Prefeitura deve contratar 100 novos agentes por meio de concurso público (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)

Com bons resultados no combate de algumas ocorrências durante o
ano passado, como de assassinatos, tentativa de homicídios e roubos, Barueri tem novos planos para tentar diminuir os índices criminais na cidade. 

Expansão do efetivo da Guarda Municipal e reforço no patrulhamento
são algumas das medidas anunciadas pela Prefeitura. 

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coletados pela reportagem, mostram que o número de homicídios na cidade teve uma queda de 66%, passando de 27 para 9 casos, de janeiro a novembro de 2018, na comparação com 2017.

As tentativas de homicídio reduziram 12% e o número de roubos
gerais 19%. Outras ocorrências, porém, tiveram alta, como por exemplo, roubo de veículos, que aumento 13%, passando de 129 casos para 147, no mesmo período listado. Furtos de veículos cresceram cerca de 12% e furtos em gerais passaram de 1.817 casos, para 1837.

Medidas
Para reforçar a segurança e recuperar os indicadores, a Prefeitura informou que pretende contratar 100 novos agentes para compor o efetivo de segurança da cidade. Atualmente, a Guarda Municipal
dispõe de 553 guardas, o que corresponde a uma média de um profissional para cada 490 habitantes, tendo como base a população de Barueri, estimada pelo Instituto de Geografia e Estatística Brasileiro (IBGE), de 271.306 pessoas.


Com o aumento do efetivo, a proporção na cidade ficaria de um guarda para cada 415 habitantes. A contratação deve ser feita com
a abertura de um concurso público, porém, administração não tem ainda uma data definida. 

Além do aumento do contingente, a gestão informou também que está implantando uma nova estratégia de patrulhamento, para aumentar a segurança em todos os bairros da cidade.