23.2 C
Tamboré
quinta-feira, 5 dezembro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri está no Top 10 dos municípios mais seguros do país, aponta ranking

Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri está entre as dez cidades mais seguras do país, ocupando a 9ª colocação, de acordo com o “Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil”, no ranking geral, divulgado recentemente. Foram considerados os municípios com uma população entre 200 mil e 500 mil habitantes.

O estudo foi elaborado pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário.

O indicador considerou os dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e do Censo Demográfico de 2022 publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Índice

O índice de segurança de cada município calculou a quantidade de mortes violentas intencionais registradas a cada 100 mil habitantes por município em 2022, com base na classificação estatística de mortalidade CID-10, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), detalhando as causas de mortes e doenças.

Por meio desses critérios estatísticos, o município de Barueri, que conta com 316.473 habitantes conforme dados do Censo 2022, está em 9º lugar entre as dez cidades mais seguras do Brasil com uma população entre 200 mil e 500 mil de habitantes.

Uma classificação que a destaca também diante dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo que apresentam o mesmo número populacional considerado no estudo.

Ranking das cidades mais seguras do Brasil com população entre 200 e 500 mil:
1ª lugar: 
Indaiatuba (SP) (3,5)
2ª lugar: Araraquara (SP) (3,9)
3ª lugar: Criciúma (SC) (5,1)
4ª lugar: Pelotas (RS) (6,6)
5ª lugar: Blumenau (SC) (6,7)
6ª lugar: Franca – SP (7,0)
7ª lugar: Americana (SP) (7,2)
8ª lugar: Jundiaí (SP) (7,2)
9ª lugar: Barueri (SP) (7,4)
10ª lugar: Uberaba (MG) (7,4)

Semestre

O número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, caiu 66% em Barueri no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2022. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

De janeiro a junho, foram registradas três mortes. Já nos seis primeiros meses do ano anterior, houve registro de nove homicídios.

O cenário também foi de redução no Estado de São Paulo, quando a quantidade de assassinatos passou de 1.395 para 1.327, ou seja, uma queda de 4,87%.

Produtividade policial
No primeiro semestre, foram instaurados 912 inquéritos. A polícia recuperou 114 veículos roubados e/ou furtados, apreendeu 24 armas de fogo, contabilizou 69 ocorrências de tráfico de entorpecentes e efetuou 369 prisões.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também