Vacina contra meningite é oferecida para crianças e adolescentes em Barueri

vacina meningite barueri
A vacina é recomendada no calendário básico para crianças menores de cinco anos (Tomaz Silva/ Agência Brasil)

A vacina contra meningite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Barueri para crianças e adolescentes. Adultos não são imunizados. A vacinação meningocócica nesse público apenas é realizada considerando a situação epidemiológica do momento e normativas técnicas do Ministério da Saúde. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos pelo link.

A doença é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção. Desde o início do ano, o município anotou 39 casos da doença.

De acordo com a gestão, são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as UBS´s:

  • BCG: dose única (ao nascer);
  • Penta: 1ª dose aos 2 meses de idade; 2ª dose aos 4 meses de idade e 3ª dose aos 6 meses de idade;
  • Pneumocócica 10-valente (Conjugada): 1ª dose aos 2 meses de idade; 2ª dose aos 4 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade;
  • Meningocócica C (Conjugada): 1ª dose aos 3 meses de idade; 2ª dose aos 5 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade;
  • A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 adolescentes não vacinados de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar.

Em casos de surtos, a estratégia de vacinação é definida após a análise epidemiológica, as características da população e a área geográfica de ocorrência dos casos.

Doença x imunização

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, “a maioria dos tipos de meningite evolui positivamente, sem deixar sequelas, contudo, quanto a meningite meningocócica é um tipo de meningite grave e contagiosa, capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte”.

“Destacamos que de acordo com a Norma Técnica do Programa de Imunização, a vacinação contra Meningocócica C (Conjugada) está no Calendário Nacional de Vacinação da Criança e não está no Calendário Nacional de Vacinação do adulto, sendo indicada apenas para crianças menores de 5 anos”, ressaltou a administração municipal.