26.8 C
Tamboré
terça-feira, 30 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Psicóloga de Barueri destaca a importância de cuidar da saúde mental durante o isolamento social

Publicidade • Anuncie Aqui

Segundo Camila Perego, momento pode ser um gatilho para desencadear ou intensificar doenças, como a depressão, ansiedade e compulsão alimentar

 

Além de cuidar da saúde física, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é preciso ter atenção também com a saúde mental. A psicóloga Camila Perego (@psicologa_camilaperego), que atua em Barueri, explica que o isolamento social pode ser um gatilho para desencadear ou intensificar diferentes doenças. Entre elas, estão a depressão, ansiedade, compulsão alimentar, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e algumas patologias psicossomáticas.

“Isso ocorre devido as consequências que o isolamento social traz, que vão além da preocupação com a Covid-19, por se estenderem à preocupação excessiva com o amanhã, medo da perda de algum bem, solidão, problemas conjugais, dentre outros”, explicou Camila.

A especialista explica que é importante ficar atento aos sinais que a pessoa dá para identificar que há algo errado. “Existem alguns comportamentos que alteram e ficam bem evidentes, como falta de vontade em levantar da cama, apatia, desinteresse por atividades que antes eram prazerosas, uma fala embasada em desesperança e ânsia pelo amanhã”, apontou.

 

Dicas

Para manter a mente saudável, Camila Perego explica que, durante o período de isolamento social, é importante se envolver com atividades que tragam tranquilidade e criar uma rotina, mesmo estando em casa.

“Conecte-se com amigos e familiares, crie uma rotina para que você mantenha sua mente e emoções mais organizadas. Desta forma é possível diminuir a ansiedade. É interessante também praticar exercícios físicos, ler, ouvir músicas e buscar a interação com quem está compartilhando a casa conosco”, destaca a psicóloga.

Outra dica importante é buscar ajuda de um profissional, caso seja necessário. “A psicoterapia online é uma ótima opção. Existe também o Centro de Valorização da Vida (CVV) que funciona em todo território nacional, de forma gratuita, oferecendo acolhimento para pessoas que se sintam sozinhas ou angustiadas pelo número 188”.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também