21.3 C
Tamboré
sexta-feira, 24 maio 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Programação em Barueri destaca luta em defesa dos direitos de pessoas em sofrimento mental

Publicidade • Anuncie Aqui

Foi iniciada nesta segunda-feira (13) a semana Antimanicomial, realizada pela Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Saúde, e organizada pelos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que terá diversas atividades no município. A abertura aconteceu na Praça das Artes com a exposição de quadros produzidos nas Oficinas de Pintura dos CAPS, que fazem parte do Projeto Terapêutico Singular dos usuários em tratamento. 

Três das obras expostas foram pintadas pelo paciente Johnny Santana. Ele contou que nasceu em Campinas e veio para Barueri muito pequeno. Como ele gosta muito da cidade, decidiu pintar os quadros das esculturas que estão na frente do Sameb. “Achei que uma pintura do chafariz do Sameb ia ser sucesso, daí resolvi pintar. Gosto de fazer essas pinturas grandes e pretendo fazer outras”, revelou o jovem.

“A arte está ligada à questão da saúde mental porque ela trabalha com todo esse contexto da criatividade. Muitas vezes a pessoa cria algum problema social por não poder expandir essa criatividade, seja por meio da música, dança, teatro ou das artes plásticas e visuais, como estamos vendo aqui hoje. E todos nós estamos muito felizes em receber essas obras aqui”, declarou Jean Gaspar, secretário de Cultura.

Programação

Na terça-feira (14), as ações serão voltadas aos esportes e acontecerão em dois locais diferentes: às 9h haverá um jogo de futebol no Campo de Futebol da Aldeia; e às 13h, vôlei no Ginásio de Esportes da Aldeia. Participarão os usuários dos Caps, que estarão sob orientação dos técnicos dos serviços. A atividade é aberta ao público, que poderá participar como espectador. 

Na quarta-feira (15), será realizado o “Encontro de Trabalhadores”, tanto dos Caps quanto dos demais serviço de Saúde do município, divididos em duas turmas, uma às 11h e a outra às 13h, no Caps Álcool e Drogas (AD III). Já na quinta (16) acontece o “Sarau” das 10h às 15h na Concha Acústica do Parque Municipal Dom José. As apresentações serão realizadas pelos próprios usuários dos Caps, que exibirão seus talentos acompanhados por outros usuários dos Centros e os técnicos dos serviços. O evento é aberto ao público.  

Ato da Luta

O “Ato da Luta”, marcado para sexta-feira (17), terá Marcha pela avenida Paulista, em São Paulo, com concentração e saída do vão do Masp a partir das 10h. Ela é totalmente aberta ao público e Barueri contará com um ônibus para levar os pacientes interessados dos Caps até o local de saída do evento.  

O encerramento da Semana da Luta Antimanicomial, aberto ao público e totalmente gratuito, será na segunda, dia 27, na Praça das Artes. Haverá show de mágica com colaboração da Secretaria da Cultura. 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também