20.5 C
Tamboré
terça-feira, 28 maio 2024
Home Saúde Prefeitura fecha convênio que garante 40 vagas para internação de usuários de álcool e drogas

Prefeitura fecha convênio que garante 40 vagas para internação de usuários de álcool e drogas

0
Prefeitura fecha convênio que garante 40 vagas para internação de usuários de álcool e drogas
O período terapêutico mínimo é de seis meses, considerando ainda outros seis meses de acompanhamento (pós-tratamento)(Divulgação/Secom Barueri)

A Prefeitura de Barueri assinou um convênio com a Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, na segunda-feira (24), que garante 40 vagas para internação de usuários de álcool e drogas que querem se submeter a tratamento e deixar o vício.

O período terapêutico mínimo é de seis meses, considerando ainda outros seis meses de acompanhamento (pós-tratamento). A instituição funciona 24 horas por dia. Mais informações pela Secretaria da Família de Barueri.

“É uma iniciativa importante para a política sobre drogas e álcool da Prefeitura ao estabelecer esse convênio com a comunidade terapêutica Filhos da Luz. Ele disponibiliza o serviço de internação voluntária, além de assistência e acompanhamento dos familiares”, afirmou o secretário da Secretaria Municipal da Família, Silvio Macedo.

O presidente da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, Ronaldo Meireles Campos, explica que o tratamento é realizado durante quatro fases nas quais os pacientes permanecem em períodos diferentes em uma das sete unidades da entidade. “À medida que o tratamento evolui, a pessoa muda de ambiente para auxiliar a terapia. São muitas atividades teóricas e práticas, não há espaço para o ócio”, complementa Campos.

Para o prefeito Rubens Furlan, que assinou o Termo de Fomento “nenhum trabalho pode ser mais eficiente que a prevenção e a recuperação de jovens que estão nesse caminho. Podem estar certos de que vamos trabalhar para aumentar esse número, não vamos economizar dinheiro para isso”.

Política para álcool e drogas
A própria Secretaria Municipal da Família desenvolve outros serviços de enfrentamento da questão. O Programa Famílias Fortes, que já atendeu mais de 70 famílias, usa uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco para adolescentes de 10 a 14 anos de idade, entre os quais o uso de drogas. A Coordenadoria da Juventude também realiza eventos de prevenção com o público adolescente e jovem.

Pela Secretaria da Saúde, a Prefeitura oferece os serviços do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), ligada à Diretoria de Saúde Mental e à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs). Uma equipe interdisciplinar realiza atendimento terapêutico a pessoas com problemas de abuso ou dependência de álcool e drogas.

A cidade também conta com o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Barueri (Comad), que realiza reuniões mensais e que formula propostas para nortear ações referentes ao assunto. O Conselho é composto por 32 representantes, sendo 50% membros do governo e 50% da sociedade civil.