22.5 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

No Setembro Amarelo, Barueri terá ações no CAPS e nas Unidade Básicas de Saúde

Em 2020, município teve aumento de 1,02% no número de moradores, segundo o IBGE. No país, a alta foi de 0,77%
O movimento Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção contra o suicídio, acontece ao longo de todo este mês. Em Barueri, todos os anos a data é celebrada com uma série de eventos e ações. Porém, por conta da pandemia da Covid-19, as atividades serão um pouco diferenciadas .
Segundo a prefeitura, haverá apenas algumas ações pontuais com o público interno dos três Centros de Atenção Psicossocial – Infantil, Adulto e Álcool e Drogas (CAPS) e pelos profissionais de Saúde Mental que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Eles irão fazer apresentações em vídeo para enviar aos pacientes, cartazes e decorações com informações sobre prevenção ao suicídio. A Campanha é muito importante para a Secretaria de Saúde de Barueri, especialmente a Diretoria Técnica de Saúde Mental”, destacou.

Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O movimento foi criado no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Segundo a psicóloga Erica Aidar, este movimento é de grande importância para as pessoas repensarem sobre um problema que acontece diariamente e que vem aumentando nos últimos tempos.
“No Setembro Amarelo, profissionais de várias áreas dão informações sobre depressão, suicídio, e trazem dados relevantes para que as pessoas possam fazer uma avaliação sobre si mesmas e sobre as pessoas ao redor e assim diminuir os números de suicídios”, apontou a especialista.
Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão e, por ano, mais de 800 mil morrem por suicídio em decorrência da doença. No Brasil, estima-se que 12 milhões de pessoas têm depressão, ou seja, uma a cada 17, aproximadamente.
Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também