28.5 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Home Saúde Na contramão do Estado, Barueri não está em ‘surto’ para dengue

Na contramão do Estado, Barueri não está em ‘surto’ para dengue

0
Na contramão do Estado, Barueri não está em ‘surto’ para dengue
Agentes de saúde farão vistoria em casas no Parque dos Camargos (Michela Brígida/ Jornal de Barueri)

Os casos de dengue confirmados mais que dobraram em todo o Estado de São Paulo nas últimas duas semanas, na comparação com todo o mês de janeiro. De acordo com o boletim divulgado na sexta-feira (15), pela Secretaria do Estadual de Saúde, foram confirmados 12.834 casos autóctones em pessoas que se contaminaram no próprio Estado. No dia 31 de janeiro, o número era de 4.595.

Na contramão das cidades paulistas, Barueri não apresenta inclinações para uma possível epidemia da doença. Segundo dados coletados pela reportagem junto ao Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE), o município tem apenas um caso confirmado da patologia.

Em relação as notificações, Barueri somou 18 entre os meses de janeiro e até a segunda semana de fevereiro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de cerca de 61%, quando a cidade somou 47 notificações. Na época, houve a confirmação de duas pessoas infectadas.

Apesar de não haver um alarde, o município realiza uma força-tarefa para combater os focos do mosquito transmissor. O departamento responsável pela ação é a Coordenadoria de Vigilância em Saúde.

Ação
Agentes de saúde estão fazendo visitas constantes em residências a fim de oferecer orientações sobre cuidados e verificar se o local não é fonte de criadouro dos vírus. Neste sábado (23), a vistoria acontecerá no bairro Parque dos Camargos, conforme cronograma de ações divulgado pela gestão anteriormente.

Segundo a Prefeitura de Barueri, também está sendo feito uma ação de “Zeladoria Urbana” na cidade, resultante de uma parceria entre todas as secretarias municipais. A iniciativa consiste na fiscalização assídua e promoção da limpeza das ruas do município, capinagem, manutenção e podas de árvores e vistoria em imóveis abandonados.