HMB passa a fornecer medicamentos de quimioterapia para pacientes da unidade

om agendamento via CROSS - Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, o objetivo da ação é ampliar o atendimento oftalmológico da unidade. (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)

Desde o começo de novembro, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) passou a fornecer remédios quimioterápicos para os seus pacientes. A ação é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Além do tratamento no espaço físico, com acompanhamento da equipe médica do hospital, a aquisição dos remédios necessários para o tratamento de câncer.

“Com a mudança, o tratamento é oferecido totalmente pela Secretaria Municipal de Saúde e, assim, temos maior agilidade no fornecimento do tratamento e no aumento das opções terapêuticas em relação às medicações”, explica Ricardo da Fonseca, coordenador do setor de oncologia do HMB. Ele ressalta as principais funções da quimioterapia: evitar que a doença retorne, diminuir o tamanho do tumor e acabar em definitivo com o tumor.

Existem vários tipos de quimioterapia, que podem ser ministradas via oral, pela veia e pelo músculo, e a frequência do tratamento pode ser semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com o tamanho do tumor e com o grau de extensão da doença. Além da quimioterapia, alguns pacientes precisam de hormonioterapia e cirurgia, procedimentos que também são oferecidos pela unidade.