28.3 C
Tamboré
terça-feira, 30 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Governador libera distribuição de produtos à base de cannabis medicinal pelo SUS

Publicidade • Anuncie Aqui

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou, na terça-feira (31), a lei que garante o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol (CBD), substância derivada da Cannabis, pelo Sistema Único de Saúde no Estado.

A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo em dezembro do ano passado, após três anos de tramitação. Segundo Tarcísio, a legislação deve ser regulamentada em até 30 dias.

Propriedades medicinais

Desde 2010, famílias e entidades da sociedade civil passaram a conhecer as propriedades medicinais na cannabis, principalmente para crianças com epilepsia, e pressionaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela liberação das substâncias.

Em 2015, a Anvisa autorizou a importação dos produtos no país.

Sobrinho de Tarcísio

Tarcísio contou que tem um sobrinho que sofre de uma síndrome rara, tinha muitas convulsões por dia, e que melhorou depois que começou a fazer uso de um medicamento à base de canabidiol.

Pesquisas comprovam que autistas, pessoas com síndromes raras, Parkinson, epilepsia, Alzheimer e outras patologias podem ser tratadas com esses medicamentos.

O medicamento custa em média R$1.500 por mês, dependendo da dosagem indicada para o paciente.

O canabidiol é uma das dezenas de substâncias presentes na Cannabis sativa, mas não produz os efeitos psicoativos conhecidos na planta.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também