30.9 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Fiocruz detecta dengue tipo 3; Barueri anota queda da doença

Publicidade • Anuncie Aqui

O ressurgimento recente de casos de sorotipo 3 do vírus da dengue, doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, preocupa especialistas sobre os riscos de uma nova epidemia causada por esse sorotipo viral após 15 anos.

Em Barueri, a doença registrou queda, se considerado o 1º bimestre deste ano, com o mesmo período de 2022. De acordo com os últimos dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SP), foram confirmadas onze ocorrências da doença no ano passado, ante nove nos dois primeiros meses de 2023.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenado pela Fiocruz Amazônia e pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), divulgado na quarta-feira (10), revela que quatro casos da infecção foram registrados neste ano, sendo três em Roraima, na região Norte, e um no Paraná, no Sul do País.

Análise
“Neste estudo, fizemos a caracterização genética dos casos de infecção pelo sorotipo 3 do vírus dengue. É um indicativo de que poderemos voltar a ter, talvez não agora, mas nos próximos meses ou anos, epidemias causadas por esse sorotipo”, afirma o virologista Felipe Naveca, chefe do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes e Negligenciados da Fiocruz Amazônia e pesquisador do Laboratório de Arbovírus e Vírus Hemorrágicos do IOC/Fiocruz.

Sorotipos
O vírus da dengue possui quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Quando uma pessoa é infectada por um dos quatro sorotipos, torna-se imune a todos os tipos de vírus durante alguns meses e posteriormente mantém-se imune, pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi infectada.

Medidas preventivas

Para prevenir a doença, segundo a prefeitura, agentes municipais realizam visitas de casa em casa durante todo o ano.

Entre as medidas preventivas, está a eliminação de acúmulo de água parada em vasos, pneus e garrafas, por exemplo.

Os sintomas da dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, vômitos, entre outros. Neste caso, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

A população pode acionar o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses pelo telefone (11-4198-0424).

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também