26.3 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Estado libera vacina contra Meningite C para adolescentes e educadores

Publicidade • Anuncie Aqui

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação da vacinação contra a Meningite C para professores, agentes de organização de ensino que estejam em contato direto com os alunos em sala de aula e adolescentes de 15 a 19 anos de idade. A dose estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até julho ou enquanto durarem as doses. Confira os endereços em Barueri, clique aqui

A doença

A meningite C é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal e é mais comum nos meses frios do inverno. Os sintomas em casos leves são semelhantes aos da gripe, com dores de cabeça e febre presentes, além de rigidez na região da nuca.

Casos mais graves podem apresentar também mal-estar, vômitos, dificuldade para encostar o queixo no peito e dor forte no pescoço. Manchas avermelhadas pelo corpo são sinais de que a infecção está se espelhando rapidamente e que o paciente deve buscar imediatamente assistência médica.

Todos os casos de meningite bacteriana exigem tratamento hospitalar, mesmo os que apresentam sintomas leves. 

Casos

De acordo com o governo paulista, entre 1 de janeiro e 22 de maio de 2023, foi registrado um aumento de 24,5% no número de pacientes com esse tipo de infecção em relação ao mesmo período 2022, passando de 1.363 casos para 1.698 em todo o estado.

A quantidade de óbitos, no entanto, caiu de 154 em 2022 para 113 neste ano, uma redução de 26,7% no mesmo período. O total de casos de infecção em 2022 foi de 5.107, mais que o dobro do total de 2021, quando houve 2.281 casos registrados em São Paulo. 

Vacinação

A Secretaria da Saúde registrou, de janeiro a março de 2023, a aplicação de mais de 106 mil doses da vacina para crianças com menos de 1 ano de idade. A cobertura vacinal neste público está em 81,3%.

A vacina já faz parte da rotina de imunização das crianças com menos de 1 ano de idade, que recebem duas doses, aos três e cinco meses de idade e um reforço, preferencialmente aos 12 meses. O intervalo recomendado de 8 semanas entre as doses iniciais nunca deve ser menor que 4 semanas.

Atualmente, há ainda uma recomendação para a vacinação com Meningocócica C Conjugada em crianças com menos de 10 anos e profissionais da saúde. Nos bebês, a meningite causa extremo desconforto, dores e inchaço na moleira. 

A imunização com a vacina Meningocócica ACWY, que já é regularmente oferecida a crianças de 11 e 12 anos, como reforço ou dose única dependendo da situação vacinal de cada um, também está sendo aplicada em adolescentes de 13 e 14 anos desde junho.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também