22.5 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Secretaria de Saúde de Barueri inicia campanha de vacinação contra a gripe

Publicidade • Anuncie Aqui

A Secretaria de Saúde de Barueri iniciou, na segunda-feira (10), a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe); a ação seguirá até dia 31 de maio. A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Quem pode se vacinar?

A campanha acontece em etapa única, sem a necessidade de agendas específicas por grupos prioritários. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 90% da população.

Podem receber a dose, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Proteção

A vacina combate o vírus da Influenza (A, B, C e D) de alta transmissibilidade, que afeta o sistema respiratório. A vacinação permite, ao longo do ano, minimizar os sintomas e prevenir complicações decorrentes da doença. O período de incubação do vírus pode variar de um a quatro dias.

Sintomas

Os sintomas da gripe Influenza são febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa, “portanto, pessoas com esses sintomas recomenda-se o uso de máscara para amenizar a propagação da doença'”, ressalta a Secretaria de Saúde de Barueri,

Aqueles que apresentarem os sintomas devem aguardar a recuperação para tomar a vacina. A dose contra Influenza pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a vacina contra a Covid-19.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também