22.1 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri investiga falecimento de criança por suspeita de meningite

Publicidade • Anuncie Aqui

A cidade de Barueri registrou neste ano, até segunda-feira (7), 53 casos de meningite e cinco óbitos pela doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já a gestão municipal, informou 52 ocorrências.

De acordo com a prefeitura, está sendo analisado um óbito de uma criança por suspeita da doença. “O caso encontra-se em investigação junto ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e no momento ainda não temos exames que comprovem o diagnóstico, todas as medidas de prevenção foram adotadas junto aos familiares. Referente à situação escolar, o último dia que a criança frequentou a escola foi em 27/10, sendo assim ressaltamos que não houve risco de transmissão”, informou por meio de nota. A gestão não confirmou a data da morte.

No Estado de São Paulo foram contabilizadas 3.675 ocorrências de todos os tipos de meningite e 337 mortes.

Vacinação
De acordo com o governo paulista, a vacinação é fundamental para proteger a população contra a doença. “A atualização da caderneta e a adesão às campanhas auxiliam no aumento das coberturas vacinais e, consequentemente, aumentam a proteção. As vacinas contra meningite estão permanentemente disponíveis nos postos conforme o Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde, bem como para profissionais de saúde também”, informou por meio de nota.

Recomendações
A vacina Meningo ACWY é recomendada na rotina para adolescentes de 11 e 12 anos e, recentemente, o Ministério da Saúde liberou para uso temporário, até setembro de 2023, para adolescentes de 13 e 14 anos.

A meningo C está liberada para crianças menores de 5 anos na rotina e, de forma temporária, para crianças de 5 a 10 anos e para trabalhadores da saúde. As pessoas das demais faixas etárias não recebem o imunizante.

Lembrando que as doses que protegem contra a meningite são aplicadas nas UBS´s apenas para os públicos mencionados acima e não são oferecidas para adultos.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também