21.2 C
Tamboré
sexta-feira, 26 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Na cidade, procura por programas de saúde mental tem alta em 2020

Publicidade • Anuncie Aqui

Durante todo este mês acontece a campanha Janeiro Branco, com o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde mental. Em 2021, a iniciativa ganhou ainda mais importância devido aos reflexos da pandemia da Covid-19 na sociedade.

Prova disso é que uma pesquisa feita recentemente pelo Ministério da Saúde detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.

Com o lema “Todo Cuidado Conta”, Barueri participa mais uma vez da campanha e, segundo a gestão, a cidade segue engajada na prevenção à saúde mental, por meio de ações desenvolvidas no Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Houve um crescimento na procura por programas relacionados a saúde mental em 2020 comparado a 2019. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) foi bastante procurado devido ao crescimento de problemas com alcoolismo, por exemplo, no ano passado”, destacou a prefeitura.

Segundo a diretora Rita de Cássia Bittencourt Stella, quem precisa de ajuda psicológica pode procurar uma unidade de saúde mais próxima. Em casos de pacientes em situação de surto, é possível buscar atendimento no CAPS Estação (R. José Maria Balieiro, 715), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. “Tem portas abertas. Não precisa de encaminhamento, porém é necessário estar em estado de crise”, ressaltou Rita.

 

Na pandemia

Durante a pandemia, a equipe de saúde mental de Barueri adotou a estratégia de teleatendimento para garantir o vínculo dos pacientes que já estavam sendo acompanhados, bem como para atender novas demandas.

“Para os pacientes com dificuldade de acesso ao atendimento remoto, realizamos visitas domiciliares para que estes não ficassem desassistidos. Realizamos alguns atendimentos presenciais, respeitando as medidas protetivas. A equipe de saúde mental também está presente no telemonitoramento dos munícipes positivados pela Covid-19, a fim de acompanhar e dar suporte emocional”, apontou a gestão.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também