Em seis meses, Barueri pode ter toda a população vacinada contra a Covid-19

Segundo a prefeitura, em abril, Barueri imunizou uma média de 896 pessoas por dia (Foto: Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

Em seis meses, Barueri pode ter toda a sua população, acima de 20 anos, vacinada contra a Covid-19 com 1ª ou 2ª dose. Foi o que revelou uma projeção feita pelo Jornal de Barueri, com base em dados da prefeitura da cidade e do Governo de São Paulo.

Apesar do Brasil recomendar a vacinação a partir de 18 anos, a reportagem considerou a população acima de 20 anos por serem os dados disponibilizados pela Fundação Seade, fonte adotada.

Com base na informação acima, o município barueriense conta com 185.520 habitantes aptos a se vacinar, segundo o Seade. Até quarta-feira (19), 26.100 pessoas estavam totalmente imunizadas com a 2ª dose na cidade, de acordo com o Vacinômetro do governo de SP. Com isso, atualmente, 159.420 pessoas aguardam para receber a vacina, seja ela 1ª e/ou 2ª dose.

À reportagem, a gestão de Barueri informou que, em abril, a cidade imunizou uma média de 896 pessoas por dia. No mês, esse número chegou a cerca de 26.880 vacinados.

Se manter esse ritmo, o que depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde, até novembro, a população descrita poderá ter iniciado ou concluído o ciclo de vacinação contra a doença.

Vacinação
No dia 28, baseado no Plano Estadual de Imunização, Barueri iniciará a imunização contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades e com deficiência permanente (BPC) de 40 a 44 anos. Atualmente estão sendo vacinados pessoas desse grupo, porém na faixa etária de 45 a 49 anos.

A novidade é que, nesta semana, o Governo de São Paulo anunciou a vacinação para pessoas de 55 a 59 anos, sem comorbidades, entre 1º e 21 de julho e para profissionais da educação de 18 a 46 anos de 21 a 31 de julho.

A data exata de início ainda não foi definida porque depende da disponibilidade de vacinas do Ministério da Saúde.