30.2 C
Tamboré
quinta-feira, 29 fevereiro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Cioeste lança Casa de Passagem, abrigo provisório para mulheres em situação de violência

Publicidade • Anuncie Aqui

Na quarta-feira (20), o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) lançou a Casa de Passagem, um dos principais projetos do grupo, composto por cidades da região (Araçariguama, Barueri, Cotia, Carapicuíba, Osasco, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e São Roque).

A Casa, que fica localizada em Itapevi, servirá como abrigo provisório para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Aprovado em assembleia de prefeitos do Consórcio, o espaço tem como objetivo atender mulheres que precisam de um refúgio temporário, de curta duração, longe de seus agressores. As vítimas podem ser acolhidas junto com seus filhos.

O Cioeste conta ainda com a Casa Abrigo, que é um local de longa permanência, criado há seis anos.

Implantação

A implantação da Casa de Passagem é discutida há dez anos. Mas, a proposta começou a sair do papel em fevereiro deste ano, quando a diretora da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Ana Paula Souza Romeu, reuniu-se com as equipes da Câmara Técnica (CT) de Assistência Social e do Grupo de Trabalho (GT) de Gênero. Na ocasião, Ana garantiu o investimento de 50% de contrapartida, por parte do Governo do Estado, para a implantação do local.

“Estou emocionada por fazer parte desse momento e por ter contribuído, de alguma forma, com a viabilização desse projeto. Agradeço muito a oportunidade de conseguir fazer essa parceria e de estar com vocês, em nome do secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior. Valeu todo esforço e, com certeza, a região ganha mais um serviço de proteção para a mulher, ampliando essa rede protetiva”, destacou Ana Paula.

Durante a inauguração, o presidente do Cioeste e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL), destacou o momento como um marco na construção de um legado para garantir a proteção à mulher. “É preciso destacar que a Casa de Passagem é um local de acolhimento em situações emergenciais, seja por uma noite ou um fim de semana. Isso é fundamental para garantir a integridade dessas mulheres”.

O evento contou com a presença do presidente do Cioeste e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos; do vice-prefeito de Itapevi, Teco Godoy; do secretário Executivo do consórcio Jorge Lapas; da coordenadora da Câmara Técnica de Gênero do grupo, Luciana Ribeiro; da vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia, Ângela Maluf; da vice-prefeita de Santana de Parnaíba, Rosalia Dantas; da presidente da Câmara Técnica de Educação do , Soeli Ramos; da diretora da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) e especialista em políticas públicas, Ana Paula Souza Romeu; da delegada de Itapevi, Dra. Patrícia Barros; e da presidente do Instituto Cecília Meireles, Eliete Ferreira Valentim; além de representantes do consórcio.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também