22.4 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Pela 4ª vez, Toninho Furlan comandará Câmara de Barueri

Publicidade • Anuncie Aqui

Pela quarta vez, o vereador Toninho Furlan (PDT) ocupará o cargo de presidente da Câmara Municipal de Barueri. Ele foi reeleito na terça-feira (13) para mais um mandato, nos anos de 2023 e 2024.

Irmão do prefeito Rubens Furlan (PSDB), o político recebeu apoio de 19 vereadores e teve apenas um voto contrário, de Cláudia Aparecida Marques, a Dra. Cláudia (PDT), que surpreendeu lançando o próprio nome para o posto.

A reeleição do presidente da Casa era proibida pelo regimento interno até 2021, quando os legisladores aprovaram uma emenda à Lei Orgânica do Município, que possibilitou a mudança.

Toninho disse que a vontade foi da maioria do legislativo. “O plenário é soberano e passou por esta Casa o projeto em que foi aprovado a reeleição para presidente”, disse Toninho.

Trajetória

O presidente é um dos vereadores mais antigos de Barueri, no sexto mandato consecutivo. Toninho esteve na cadeira majoritária do legislativo entre 2007 e 2008. Na mudança de legislatura, voltou ao comando entre 2009 e 2010. Com a reeleição de Furlan para a prefeitura em 2020, Toninho foi indicado para comandar novamente a Câmara e, agora, será o presidente entre 2023 e 2024.

No atual mandato, tem como uma das principais realizações a reformulação da sede da Casa. “Eu devolvi a dignidade para o vereador, e o que estão me dando em troca é a confiança”, falou sobre a reeleição.

Levi Jânio

Entre os seis cargos da mesa diretora da Câmara de Barueri, a disputa pela primeira vice-presidência foi a mais acirrada. Por 10 votos a 9, o vereador Levi Jânio (Avante) foi eleito para o posto, batendo Wilson Zuffa (Republicanos). A vitória apertada foi comemorada e teve até o sinal de “L” feito por Kascata (União), numa referência ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Zuffa é apoiador de Bolsonaro.

Foi a segunda vez que Zuffa bateu na trave na disputa do posto. Em 2021, ele empatou com Robertinho (SD), mas na segunda votação, recebeu quatro votos a menos. Também foram eleitos José de Melo (Republicanos), para a segunda vice-presidência, além de Reinaldo Campos (PTB), Cris da Maternal (PSDB) e Leandrinho Dantas (PRTB) como secretários. 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também