30.8 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Home Obras Praça das Artes de Barueri deve ser entregue em setembro, com teatro para mais de 900 pessoas

Praça das Artes de Barueri deve ser entregue em setembro, com teatro para mais de 900 pessoas

0
Praça das Artes de Barueri deve ser entregue em setembro, com teatro para mais de 900 pessoas
Complexo terá teatro para mais de 900 pessoas e palco aberto (Divulgação/Secom Barueri)

A Praça das Artes de Barueri, que está sendo construída pela Secretaria de Obras onde antes existiam o TMB (Teatro Municipal de Barueri) e o Ginásio de Esportes Sérgio Honda, no bairro Boa Vista, deve ser entregue em setembro, segundo a prefeitura.

O local terá um Palco Aberto onde ocorrerão intervenções artísticas com apresentações de dança, música, teatro, circo e literatura.

A estrutura foi estrategicamente desenhada pela equipe do arquiteto Ruy Ohtake, falecido em novembro de 2021, responsável pelo projeto. Nela, um grande vão em formato circular perpassa dois pavimentos do prédio de modo que os circulantes no primeiro e no segundo andares poderão assistir ao mesmo tempo as performances que vão acontecer no andar térreo da Praça.

Trata-se de um dos maiores empreendimentos já feitos por Barueri, conforme cita o secretário de Obras, Beto Piteri. “A expectativa é que Barueri seja um grande centro cultural para o Estado de São Paulo, esse é o nosso objetivo, porque a cultura faz parte da nossa história e um povo sem cultura tende ao esquecimento”, disse.

O complexo
A Praça das Artes é um complexo com vários equipamentos culturais em um único lugar. Além do Palco Aberto, contará com um teatro com capacidade para mais de 900 lugares, com fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração. Terá ainda pinacoteca, salas para aulas de teatro, dança, música e artes visuais, além de oficinas para cenários, figurinos e artesanato.

Abrigará ainda uma biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras de arte.

O prédio terá infraestrutura sustentável (água e energia), pavimento térreo, mezanino e mais quatro pavimentos em terreno de 12 mil m², com área construída de mais de 20 mil m² e estacionamento com cerca de 400 vagas. Haverá também área para acessibilidade, elevadores e rampas de acesso, restaurante, lanchonete e espaço criança com brinquedos interativos.