Barueri é a melhor da região em ranking de sustentabilidade

município verde azul barueri
Cidade conquistou a 99º colocação nacional (Divulgação/Secom Barueri)

A cidade de Barueri conquistou a melhor posição, entre as cidades da região, no Ranking Ambiental Paulista, divulgado nesta quarta-feira (24). O município ocupa o 97º lugar na lista estadual, com nota 74,81.

O Programa Município Verde Azul (PMVA) é uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), que realiza a certificação dos municípios que se destacaram ao longo de 2021 pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis.

A vencedora foi Bragança Paulista, que conseguiu a primeira posição no ranking com uma nota de 97.52. Quem completa o top 10 são os municípios de Penápolis, São Pedro do Turvo, Guararema, Lençóis Paulistas, São José do Rio Preto, Salto, Itapira, Gabriel Monteiro e Socorro, todos com nota acima de 91,70 pontos.

Região

Na região, Santana de Parnaíba aparece em 162ª posição, com nota 53,82 e Osasco na 170ª colocação, com avaliação 50,36. Os demais municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (Cioeste), considerando Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira e Pirapora do Bom Jesus, não aparecem no ranking.

Sobre o Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10  diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.