19.6 C
Tamboré
segunda-feira, 27 maio 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri conquista 3º lugar em prêmio federal sobre meio ambiente

Publicidade • Anuncie Aqui

A cidade de Barueri conquistou a 3ª colocação no 9º Prêmio A3P, na categoria “Inovação na Gestão Pública”, com o programa “Barueri sem Papel”, implementado pela gestão por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) nas repartições municipais. A premiação é um reconhecimento do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente.

O prêmio do governo federal foi entregue na última terça-feira (dia 29). A sigla A3P se refere à Agenda Ambiental na Administração Pública. Trata-se de uma iniciativa do Ministério destinado aos órgãos públicos de todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) nas esferas federal, estadual e municipal.

De acordo com o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), a cidade foi contemplada porque apresentou resultados quantitativos significativos. Ele considera de fundamental importância a iniciativa do CIT na implementação do programa “Barueri sem Papel”, que fez reduzir substancialmente o consumo de papel na Prefeitura.

“Nossa premiação é um indicador de que estamos no caminho certo para uma cidade inteligente e realmente sustentável”, disse Bidu.

A redução no consumo de material se dá porque há um processo de digitalização dos serviços públicos em que documentos e atos, que eram registrados em papel e arquivados, passam a se constituir em formatos eletrônicos. Além de também representar facilidade e desburocratização à população, já que vários serviços passaram a ser on-line.

Projeto finalista
Além do programa “Barueri sem Papel”, o projeto que a cidade apresentou ao Ministério contemplou também o uso consciente de água e energia, bem como a redução no consumo de copos descartáveis e papel nas unidades da Sema. 

Para o administrador do CIT, Jonatas Randal, quem ganha com o reconhecimento do governo federal é toda a população da cidade. “É uma honra para nós sermos premiados em terceiro lugar. O programa ‘Barueri sem papel’ tem a coordenação técnica do CIT e envolve toda administração municipal, com condução da Secretaria de Administração e fomentado pela Sema”, explica Randal.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os resultados obtidos vão além da economia na compra de papel e copo descartável. “No médio e no longo prazos haverá redução nos custos relativos ao consumo de combustível usado para transporte de materiais e documentos físicos e nos custos que envolvem materiais de escritório relacionados (desde impressoras e toners até grampeadores, clipes, canetas, carimbos, pastas, caixas de arquivo-morto, entre outros.). Há previsão ainda de redução futura no espaço ocupado em salas e estantes para arquivos físicos”.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também