Barueri é a melhor da região em ranking de sustentabilidade

Barueri índice sustentabilidade
Índice analisou metas da Agenda 2030 (Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

Barueri é a melhor cidade da região em ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. O levantamento, divulgado recentemente, foi feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que avalia os 5.570 municípios brasileiros, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN).

Para definir o desenvolvimento sustentável, o Índice considera indicadores sociais, econômicos e ambientais. A partir do cruzamento de mais de 100 dados públicos, Barueri foi a melhor colocada quando analisados os municípios vizinhos de Santana de Parnaíba e Osasco. A cidade ficou em 176º lugar no país e, as demais citadas, 201º e 446º, respectivamente.

Barueri atingiu pontuação geral de 59,1, quanto mais próximo de 100, melhor avaliada. O índice leva em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, da Organizações das Nações Unidas (ONU). Ao todo, são 17 ODS e 169 metas (indicadores) que fazem parte da Agenda 2030.

Avaliação
No critério Parceria para a Implementação dos Objetivos, considerando Investimento público e Total de receitas arrecadadas, a cidade obteve nota 32.82. O valor para considerar que o objetivo foi atingido é 14.3.

Em Indústria, Inovação e Infraestrutura, que usa os indicadores Investimento público em infraestrutura como proporção do PIB (Produto Interno Bruto) e Participação dos empregos em atividades intensivas em conhecimento e tecnologia, o município também bateu a meta.

Nos critérios “Pessoas com renda de até 1/4 do salário mínimo”, “Orçamento Municipal para Saúde”, “Professores com formação em nível superior – Ensino Fundamental – rede pública”, “PIB per capita” e “Mortalidade infantil (crianças menores de 1 ano)”, por exemplo, Barueri também cumpriu os requisitos.

Ranking
As três primeiras posições do Brasil ficaram, na ordem, com São Caetano do Sul, Jundiaí e Valinhos, todas localizadas no Estado de São Paulo.