30.1 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Provão do Ensino Médio Estadual oferece acesso a 13 mil vagas em cursos superiores

Publicidade • Anuncie Aqui

Os alunos do ensino médio das escolas do Estado de São Paulo poderão realizar o Provão Paulista, em novembro, que vai dar acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, Unicamp, Unesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), pelo governador Tarcísio de Freitas.

A nova avaliação da Secretaria da Educação começa a ser aplicada em novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O teste poderá ser utilizado como acesso direto a vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo para início do curso em 2024.

A avaliação seguirá os moldes de vestibular, com aplicação presencial fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. Todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, incluindo os das Etecs, poderão participar do Provão Paulista.

A seleção será realizada pela nota acumulada por estudantes nos Provões Paulistas dos dois anos finais do ensino médio. Em 2025, serão considerados os resultados nos exames aplicados ao longo das três séries.

“Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissional, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais possível e que vocês alcancem esse sonho”, afirmou o governador.

Protocolo de intenções

A cerimônia no Palácio dos Bandeirantes reuniu o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, os secretários estaduais Renato Feder (Educação), Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Lais Vita (Comunicação), os reitores Pasqual Barretti (Unesp), Carlos Carlotti Junior (USP) e Tom Zé (Unicamp), a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o presidente da Univesp, Marcos Borges. As autoridades assinaram o protocolo de intenções para instituir o Provão Paulista.

A meta é oferecer mais uma opção aos alunos da rede estadual para o ingresso nas universidades públicas de São Paulo. “Não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, e sim acesso às melhores universidades do país. A educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão”, afirmou o secretário da Educação.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também