30.8 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Home Economia Consumidores já podem destinar créditos da NFP para desconto do IPVA 2023

Consumidores já podem destinar créditos da NFP para desconto do IPVA 2023

0
Consumidores já podem destinar créditos da NFP para desconto do IPVA 2023
Cadastro deve ser feito até 31 de outubro (Governo de SP)

O usuário cadastrado no programa Nota Fiscal Paulista já pode utilizar seus créditos para abatimento no IPVA 2023. Outubro é o único período do ano em que os consumidores podem utilizar seus créditos com essa finalidade. Neste caso, é preciso fazer essa opção no site da Nota Fiscal Paulista até a data limite de 31 de outubro.

Para isso, é necessário fazer o cadastro no sistema da Nota Fiscal Paulista e solicitar essa opção. O veículo deve estar no nome da pessoa inscrita no programa para que a opção seja válida.

O consumidor poderá escolher qual o valor (integral ou parcial) deseja enviar para o abatimento. Caso envie mais do que é necessário para a quitação, o dinheiro será restituído na conta da Nota Fiscal Paulista. Em outubro de 2021, 89.174 consumidores solicitaram o abatimento do IPVA deste ano, totalizando cerca de R$5,4 milhões.

Validade dos créditos

Os créditos da Nota Fiscal Paulista são liberados mensalmente e permanecem à disposição dos consumidores por um ano a contar da liberação e podem ser utilizados a qualquer momento dentro desse período. É importante que os participantes fiquem atentos para o resgate, pois este mês expiram os valores liberados em outubro do ano passado, e assim sucessivamente.

A estimativa da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) é de que cerca de R$13,5 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista vencem em outubro de 2022, referentes a 11,5 milhões de usuários.