22.5 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Boulevard de Barueri passará a ter fiação subterrânea após reforma

Publicidade • Anuncie Aqui

Além da reforma que a Prefeitura de Barueri faz no Boulevard Arnaldo Rodrigues Bittencourt, no Centro, que inclui melhorias estéticas, como a criação de ciclofaixa, troca de piso e paisagismo, o investimento abrange a reestruturação completa da fiação elétrica e de telecomunicações da região central. A obra foi iniciada em março pela Secretaria de Obras.

O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Barueri, em parceria com a Entidade Nacional de Eletricidade (Enel), está redesenhando todo o projeto e infraestrutura de cabeamento responsável pela distribuição de energia elétrica, telefonia, fibra óptica e internet, o que possibilitará que, após a conclusão da obra, todos os cabos serão subterrâneos, tornando a região mais fluída, bonita e segura.

“Estamos reorganizando, em conjunto com a Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica local, todo esse cabeamento, que ficará enterrado. Essa remodelação abrange todos os cabos de fibra para telecomunicações e energia da região”, explica Jonatas Randal, administrador do CIT.

Segundo Randal, esse é um trabalho significativo e muito importante. Além de embelezar a região, ele também proporciona segurança, uma vez que os cabos ficam mais protegidos contra roubos, acidentes e intempéries, além de evitar descargas elétricas e outros problemas.

“O enterramento dos cabos resulta em uma melhoria automática na qualidade dos serviços. Essa solução é adotada nos países mais ricos do mundo e traz inúmeras vantagens para a cidade. Um ponto importante é a melhoria da eficiência dessas redes”, destaca Randal. A remoção dos postes é outra consequência benéfica ressaltada pelo administrador do CIT.

Parte do Boulevard Central e da Avenida Vinte e Seis de Março já recebeu essa melhoria. O projeto está em andamento à medida que a obra avança. No ano passado, a Prefeitura também investiu no enterramento de cabos em outras partes da cidade.

600 quilômetros de fibra óptica

Randal acrescenta que Barueri atualmente possui mais de 600 quilômetros de fibra óptica espalhados pela cidade, conectando e atendendo usuários em prédios públicos, moradias populares, praças e locais com grande circulação de pessoas.

Graças a esse grande investimento da Prefeitura, iniciado em 2017, o município conta hoje com quase 200 pontos de Wi-Fi gratuito, atende mais de 1.300 famílias carentes com internet grátis e oferece vários recursos e facilidades que renderam a Barueri o título de cidade inteligente. Isso inclui a Central de Videomonitoramento da Guarda, com 535 câmeras monitorando a cidade 24 horas por dia, a implementação dos programas Barueri sem Papel, Nota Fiscal Eletrônica, integração de serviços na área da Saúde e outras Secretarias, entre outros.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também