22.5 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Home Clima / Tempo Vento pode chegar a 70 km/h em Barueri a partir desta sexta (21), alerta Defesa Civil Estadual

Vento pode chegar a 70 km/h em Barueri a partir desta sexta (21), alerta Defesa Civil Estadual

0
Vento pode chegar a 70 km/h em Barueri a partir desta sexta (21), alerta Defesa Civil Estadual
Na Região Metropolitana ventos podem chegar a 80 km/h (Freepik)

O Estado de São Paulo deve enfrentar ventos fortes e tempestade a partir desta sexta-feira (21), permanecendo até sábado (22). O alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Com a aproximação de uma frente fria, há previsão de ventos de 70km/h na Capital e Região Metropolitana, incluindo Barueri, além de chuvas.

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) não há previsão de acumulados elevados, 50 mm, porém, como um grande volume de água pode cair em um espaço curto de tempo, pode trazer alguns transtornos, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e destelhamentos.

Orientações à população

A Defesa Civil recomenda para que a população não atravesse áreas inundadas ou enfrente enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar o órgão pelo telefone 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.