30.4 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Home Clima / Tempo Defesa Civil Estadual alerta para chuvas intensas desta sexta (28) até terça (1/11)

Defesa Civil Estadual alerta para chuvas intensas desta sexta (28) até terça (1/11)

0
Defesa Civil Estadual alerta para chuvas intensas desta sexta (28) até terça (1/11)
Na região deve chover 80 milímetros até terça (1/11) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para período de chuvas intensas que atingirá todo o estado, a partir desta sexta-feira (28), permanecendo até terça-feira (1/11).

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) as chuvas serão provocadas por uma instabilidade gerada pela passagem de duas frentes frias. Na Região Metropolitana de São Paulo, o acumulado de chuvas esperado será de até 80 milímetros.

De acordo com a Climatempo, hoje (28) em Barueri o dia será de sol, com períodos de chuva. A mínima prevista é de 21ºC e a máxima de 29ºC. No fim de semana (29 e 30), os termômetros devem marcar entre 19ºC e 31ºC, com pancadas de chuva.

Orientações 
A Defesa Civil orienta a não atravessar áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.