Defesa Civil alerta para frio intenso; Barueri pode registrar 7ºC

onda de frio Barueri
Barueri pode registrar mínima de 7ºC entre sexta (23) e domingo (25) (Divulgação)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta à população para a chegada de uma onda de frio que atingirá o estado a partir das primeiras horas desta sexta-feira (23), permanecendo até domingo (25).

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas. Na Capital e Região Metropolitana de São Paulo a temperatura mínima pode chegar a 7º C.

Recomendações

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde, de acordo com a Defesa Civil. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados. 

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. 

 Abrigo

De acordo com a gestão, em períodos de frio intenso, a Defesa Civil Municipal reforça suas equipes para oferecer abrigo às pessoas em situação de rua. No total há 200 vagas.

O serviço de acolhimento fica disponível na Casa de Passagem e na Casa São Francisco – Associação Cáritas.

Os munícipes podem acionar o órgão pelo telefone 199 ou a Guarda Municipal pelo 153. O telefone da Cáritas é (11) 4199-0703. O encaminhamento da pessoa será feito para o local onde houver vagas disponíveis.

Além de leito, os acolhidos recebem alimentação e espaço adequado para higiene. Os animais de estimação também são bem-vindos, na Casa de Passagem e no novo espaço de acolhimento emergencial.