23.2 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Luto depressivo

Publicidade • Anuncie Aqui

Ao perder um ente querido, ter que se separar de alguém que se ama não é nada fácil, um certo investimento na saudade pode ser considerado normal, se recordar, sentir falta dos momentos que passaram juntos, rir, chorar, se alegrar, se entristecer por não estarem mais juntos e assim seguir em frente como forma de aceitação desse luto que faz parte do ciclo da vida. Porém, é preciso esclarecer que quando a saudade te invade, ao ponto de te paralisar e você não consegue seguir em frente, o que reina em seu coração é uma sensação de angústia, por sentir-se ainda muito ligado à pessoa sem conseguir investir sua energia em outras coisas ou pessoas, podemos estar diante de uma saudade patológica.

Essa saudade patológica, está ligada a um luto depressivo, do qual é envolto de uma tristeza profunda e paralisante, de pensamentos obsessivos que roubam pouco a pouco a sua alegria. Quando isso acontece, você se coloca de lado e torna essa saudade o centro da sua existência, o que é extremamente prejudicial à sua saúde mental, isso pode te levar à depressão. Cuidado!

Deixe de lado essas crenças de que não consegue seguir em frente, tenha certeza que é possível, talvez esteja doendo tanto que você acredita que não conseguirá, mas você sente isso porque essa separação é como uma ferida aberta que primeiro dói para depois sarar. Não se sinta culpado ou incapaz, você pode, tem o direito e fôlego de vida para continuar, mesmo sem essa pessoa.

Está muito difícil? Não deixe de procurar um Psicólogo, o autoconhecimento é essencial para elaborar esse luto e assim retomar a sua vida de forma saudável.

 

Psicóloga clínica a clínica especializada no atendimento de mulheres, crianças e adolescentes. [email protected]

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também