23.2 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Em Ranking de Competitividade dos Municípios, Barueri conquista 1º lugar

Publicidade • Anuncie Aqui

Cidade ficou à frente de São Caetano do Sul, São Paulo, Florianópolis e Curitiba. Levantamento foi divulgado nesta quinta (19)

Barueri foi considerada a número 1 no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta quinta-feira (19), feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a startup Gove e com o Sebrae.

O município barueriense ficou à frente de cidades, como São Caetano do Sul, São Paulo, Florianópolis e Curitiba.

O levantamento levou em consideração 405 cidades do país com mais de 80 mil habitantes. 55 indicadores, como taxas de investimento, de matrículas escolares e de mortalidade, cobertura de abastecimento de água. Eles foram organizados em três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. Segundo o levantamento, Barueri conquistou a primeira posição por conta de seu destaque na dimensão econômica (2ª colocação), que analisa a capacidade de uma região em produzir bens e serviços, gerar emprego e renda, possuir uma economia inovadora, entre outras.

As posições medianas nas dimensões Institucional e Social (36º e 23º lugar, respectivamente) também ajudaram o município a angariar um bom resultado no ranking. Em entrevista ao Jornal de Barueri, o prefeito Rubens Furlan afirmou que ficou muito feliz em ver a cidade no primeiro lugar do Brasil em um ranking que tem indicadores de diferentes áreas.

“Este ranking confir-ma todo o nosso trabalho e pode atrair mais investimentos privados porque mostra que aqui há seriedade na administração. Para a população é mais uma confirmação de que estamos no caminho certo”.

Reeleito no dia 15, Furlan destacou que nos próximos quatro anos um de seus focos será a questão da empregabilidade e que pretende fazer um esforço maior na qualificação da mão de obra, com cursos novos e que atendam a esse novo mercado, que surgiu na pandemia.“As pessoas estão trabalhando de casa, home office, temos de ter profissionais capacitados e com esse perfil para ingressar no mercado”, apontou.

Sobre o ranking

Esta é a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que nasceu com o intuito de gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos líderes públicos municipais.

Em sua concepção atual, ele possibilita identificar dentro de cada um de suas 3 dimensões e 12 pilares temáticos, mostrando os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação de cada cidade.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também