22 C
Tamboré
quarta-feira, 24 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri retira a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados

Publicidade • Anuncie Aqui

Seguindo o estado, Barueri liberou o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes fechados. A medida segue uma decisão anunciada pelo governo de São Paulo nessa quinta-feira (17). 

A prefeitura barueriense já tinha informado à reportagem que, em que caso de autorização por parte do estado, a cidade seguiria a nova recomendação. 

Com a mudança, a partir de agora, é opcional utilizar máscaras em locais, como comércios, escritórios, salas de aula e academias. O uso segue obrigatório no transporte público e seus acessos e em locais de prestação de serviços de saúde. 

Em nota, o estado afirmou que a decisão foi tomada por conta do índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta de 90% da população acima de 5 anos imunizada, e também pela queda dos índices da doença, mesmo após 14 dias do Carnaval. 

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, afirmou o governador João Doria. 

Quarta dose 

Outra medida anunciada pelo governo de São Paulo nesta quarta-feira (16) é a aplicação em todo o estado da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos. Poderão receber a nova dose de reforço aqueles idosos que tomaram a terceira dose há, no mínimo, quatro meses. 

Em Barueri, a previsão é que a imunização tenha início na segunda-feira (21) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem agendamento. 

“Considerando o quantitativo de doses enviadas de vacina contra a Covid-19 para atendimento da população com idade superior a 80 anos, estima-se que tenhamos uma população de 3.277 pessoas nesta faixa etária”, apontou. 

A gestão destacou ainda que, até o momento, a cobertura vacinal com a terceira dose da vacina em pessoas de 70 anos ou mais atingiu 166%. 

Para o infectologista Fábio Junqueira, a decisão de aplicar a 4ª dose é importante neste momento. “O envelhecimento provoca um declínio em todas as funções do sistema imunológico. Por isso, a indicação para este grupo”, explicou o especialista.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também