Município reduz em 70% o número de homicídios no mês de agosto

GCM tem realizado ações especiais com as Polícias Civil e Militar (Foto: Alisson Roberto/Secom Barueri)

O número de ocorrências de homicídio doloso diminuiu cerca de 70% em Barueri no mês agosto deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2017. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), coletados pela reportagem, demonstraram que o número de óbitos ligado a esse tipo de crime passou de 24 no ano passado para sete em agosto de 2018.

Além deste tipo de caso, o município apresentou outros resultados positivos. O número de roubos de carga teve um decréscimo de aproximadamente 28% na cidade. Em 2017 foram registradas 71 ocorrências até o mês de agosto, enquanto neste ano, foram anotadas 52.
Em relação aos roubos em geral, houve uma redução de 15% nas ocorrências. Os casos passaram de 760 em agosto de 2017 para 640 neste ano. Já em relação aos furtos, a diminuição foi de 5% no mesmo período citado, passando de 1.358 casos para 1.283.

O número de roubos de veículos, porém, teve um salto. As ocorrências aumentaram cerca de 13% na cidade, passando de 99 registros em agosto de 2017, para 112 no mesmo mês deste ano.

Prevenção
De acordo com a secretária de 29, Regina Mesquita, o município vem desenvolvendo ações específicas para continuar a combater a criminalidade na região. “A GCMB (Guarda Civil Municipal de Barueri) vem realizando operações especiais nos bairros que apresentam maior número de ocorrências. Também aumentamos o número de viaturas nas ruas durante as madrugadas. A população de Barueri não tem que apenas se sentir segura, mas de fato, ter a segurança”, disse.

Nos últimos dois meses, a GCM de Barueri realizou operações especiais em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, onde foram apreendidos grande número de entorpecentes e dezenas de traficantes detidos. “Nossa expectativa é de prender criminosos, trazer segurança para a população e diminuir o crime. Barueri já está indo bem se comparado aos municípios da região, mas precisamos somar forças cada vez mais”, disse o tenente-coronel da Polícia Militar, Ricardo Augusto Nascimento de Melo Araújo, comandante da Rota.