Artista de Barueri ganha destaque com murais botânicos e abstratos

Artista de Barueri
Doug Martins mora em Barueri há 10 anos e admira o trabalho de Kobra, Jenny Keller e Mema, entre outros (Foto: Divulgação)

Quando ainda era pequeno, Francisco Douglas Martins, ou simplesmente Doug Martins, de 28 anos, desenhava paisagens, como praias e florestas, com facilidade, e chegou a ganhar um concurso pela aptidão. Mas o contato com a arte foi até os 12 anos.

Depois de anos, mudança do Ceará para São Paulo (Doug vive no Jardim Belval, em Barueri) e distanciamento das telas, o artista decidiu retomar a paixão para decorar sua casa, durante a pandemia, e percebeu que o encanto com a arte, e o dom, não tinham desaparecido.

Apesar de ter ficado distante da pintura por mais de 10 anos, Doug disse que a interação com a arte sempre permaneceu, por meio de fotos, maquiagem artística e decoração. “Acho que tudo em que você pode expressar seus sentimentos é arte”, avalia.

No período de quarentena vivida no Estado, ele decidiu decorar sua casa em Barueri. “Achei uns quadros geométricos que são cortados a laser, mas por conta do custo, resolvi tentar reproduzir aquilo com palitos de churrasco, registrei a produção em um vídeo na rede Tik Tok, que viralizou e alcançou mais de 800 mil visualizações. A partir desse momento, comecei a fazer quadros sob encomenda e conseguia tirar uma graninha”, conta.

Pontapé inicial

Entre os pedidos, Doug recebeu um inusitado, o da pintura de um leão com 2 metros para decorar a sala de uma cliente. “Comprei material, pedi uma parede da casa da minha madrinha para experimentar e deu certo. Mostrei para a cliente, que amou o resultado, passei um orçamento, mas ela estava sem condições financeiras no momento. Digo que ela foi um anjo que apareceu para que eu pudesse me redescobrir na pandemia”, relata.

Artista plástico de Barueri
A pintura de um leão com 2 metros para decorar a sala de uma cliente foi o início da arte de Doug Martins como muralista (Álbum pessoal)

Daquele momento em diante, Doug passou a treinar em diferentes casas: na do noivo, de amigos, até que sentiu preparado para começar a fazer de forma remunerada. O artista explica que faz trabalhos onde é requisitado, não importa o tamanho da parede. “A única coisa que muda é a logística, mas quando é necessário aluguel de escadas, andaimes, fica por conta do cliente. Com essa estrutura, é sucesso, porque entrego o projeto conforme foi apresentado”, diz.

Ele disse que, além das paredes de todos os ambientes da casa, já pintou teto de banheiro, filtro de barro, telas, portas e louças. “Tenho uma obra no Rio de Janeiro, uma arte bem feminina em um salão de beleza”, cita. Doug atende residências e empresas. Confira aqui um dos seus últimos trabalhos, no Burger Mada, em Barueri. O artista também pintou mural na escola EMEI Lucinéia de Oliveira, na  Vila Ceres, no município.

Referências
Doug diz que não se limita a um estilo único, menos realismo, mas sempre pede referências paras os clientes para entender seus desejos. “A partir daí, consigo criar algo exclusivo com base no que ele gosta e precificar de acordo com a arte, tamanho, localização, textura da parede, altura, tudo isso influencia no orçamento que é único, já que a obra também é”.

O artista diz que sua expertise são murais botânicos e abstratos, sempre ligados à natureza. “Meu maior tempo de produção foram 35 horas de trabalho divididas em 4 dias, mas quando há uma parede menor, geralmente consigo fazer em 6 a 10 horas, um dia de trabalho”, tirando o processo de criação e aprovação do cliente feita anteriormente.

Sonhos e inspiração
Para o futuro próximo, Doug quer que seu trabalho seja reconhecido em todo país e levar sua arte ao maior número de pessoas. “Admiro e me inspiro no trabalho de artistas como o Kobra, Jenny Keller, Mema, Giuliano Martinuzzo, Ligia Ramos entre outros.
A obra do artista pode ser conferida no site e no instagram. Contatos pelo (11) 95135-2664.