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domingo, 5 maio 2024
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Após problemas, ViaMobilidade apresenta primeiro novo trem para as linhas 8 e 9

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A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, apresentou, nesta terça-feira (28), o primeiro dos 36 novos trens adquiridos da Alstom.

As melhorias acontecem após reclamações frequentes dos passageiros que utilizam o serviço, como falhas, lentidão e acidentes. O Ministério Público do Estado de São Paulo chegou a recomendar ao Governo Paulista o rompimento do contrato com a concessionária.

Em uma segunda tentativa, a promotoria realizou reunião com os representantes da ViaMobilidade e deu um prazo para a implantação de soluções. Do contrário, o órgão entraria com um pedido judicial para a quebra do contrato.

Nova composição

Segundo a empresa, a composição vai passar por uma série de testes que garantem a segurança antes de ingressar na operação comercial, programada para acontecer no mês de maio.

O novo trem da série 8900 entregue à concessionária faz parte de um pacote de investimentos de R$3,8 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos. A ViaMobilidade adquiriu 36 novos trens da Alstom, com oito carros (vagões) cada, compondo uma frota de 288 carros.

“Estamos investindo fortemente em melhorias nas linhas 8 e 9 desde quando assumimos a concessão, em janeiro de 2022. A chegada deste primeiro trem é um capítulo fundamental na trajetória de transformação que estamos implementando, com foco sempre na melhor prestação de serviços aos passageiros. Vamos proporcionar um nível de modernidade e conforto que refletem o que a CCR e a ViaMobilidade projetam para os passageiros”, explica Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade.

Os trens

Cada trem possui capacidade para transportar até 2.600 passageiros. Com design moderno, as composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Os trens contam com recursos tecnológicos como contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras, retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

Além disso, são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.

As composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros. Possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, incluindo assentos com sinalização de uso preferencial.

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