O transporte público sobre trilhos na capital paulista terá operação especial durante o Carnaval de 2026. Linhas de metrô e trem terão ampliação da oferta, reforço de equipes e funcionamento ininterrupto em datas selecionadas do pré-Carnaval, do período oficial de festas e do pós-Carnaval.
Nas linhas de trem da CPTM (10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade), haverá funcionamento 24 horas nas madrugadas de 7 para 8, 13 para 14, 14 para 15, 15 para 16 e 21 para 22 de fevereiro. Durante esse período, a estação Palmeiras-Barra Funda ficará aberta para embarque e desembarque, enquanto as demais estações funcionarão na madrugada apenas para desembarque e transferências.
Nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, as estações permanecerão abertas para entrada até a meia-noite e terão desembarque e transferências durante toda a madrugada nas mesmas datas. Nos demais dias, o funcionamento ocorrerá das 4h à meia-noite.
O Metrô de São Paulo informou que as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão operação 24 horas na madrugada de 7 para 8 de fevereiro, com todas as estações abertas para embarque e desembarque. O cronograma para os demais dias do Carnaval será anunciado posteriormente. Durante o período, haverá reforço de equipes operacionais, manutenção, segurança e comunicação.
As linhas 4-Amarela e 5-Lilás, administradas pela ViaQuatro e pela ViaMobilidade, terão estações abertas para entrada até a meia-noite e funcionamento de desembarques e transferências por 24 horas nas madrugadas de 7 para 8, 13 para 14, 14 para 15, 15 para 16 e 21 para 22 de fevereiro.
Para organização do fluxo de passageiros, serão instaladas grades direcionais e bolsões de segurança em estações com maior movimento, como Palmeiras-Barra Funda e República. Em dias de maior concentração de foliões, acessos específicos poderão ser adotados temporariamente conforme a necessidade operacional.




