21.6 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Estado autoriza gratuidade nos transportes para idosos de 60 a 65 anos

Publicidade • Anuncie Aqui

Neste sábado (21), o governador Tarcísio de Freitas autorizou a gratuidade no transporte coletivo administrado pelo Estado de São Paulo às pessoas entre 60 e 65 anos.

A retomada do benefício, que será implantado em até 15 dias, foi oficializada pelo Decreto 67.455, que regulamenta a Lei nº 17.611.

O público desta faixa etária poderá usufruir da passagem gratuita no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível.

No sistema metroferroviário, o benefício será por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único. Além dos trens e do metrô, o cartão TOP também poderá ser utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

VLT

Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região.

Os detalhes serão publicados por meio de resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na próxima semana.

Como solicitar o benefício

O passageiro desta faixa etária que já possui um cartão TOP não precisará solicitar outro, apenas encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.

Para quem ainda não tem o cartão TOP, a solicitação pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros.

No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão. Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados (por meio deste link), é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também