21.7 C
Tamboré
sexta-feira, 26 abril 2024
Home Transporte CCR ViaOeste promoverá ações sobre segurança para ciclistas em Barueri

CCR ViaOeste promoverá ações sobre segurança para ciclistas em Barueri

0
CCR ViaOeste promoverá ações sobre segurança para ciclistas em Barueri
Ações acontecerão no dia 29 de maio, a partir das 7h (Divulgação/CCR ViaOeste)

No dia 29 de maio, a CCR ViaOeste promoverá campanhas educativas em Barueri para conscientizar os ciclistas sobre segurança e respeito às leis de trânsito. A programação acontece na Avenida Dr. Dib Sauaia Neto, em Alphaville, com a participação do Departamento Municipal de Trânsito de Barueri. O início será às 7h.

As ações educativas integram o Programa de Redução de Acidentes (PRA) promovidas pela CCR ViaOeste e também fazem parte do calendário do Movimento Maio Amarelo.

Durante o período da manhã, os ciclistas serão orientados sobre os pontos cegos. Com exemplos práticos, a equipe de segurança viária da concessionária, utilizará um caminhão para demonstrar locais em que a visibilidade dos motoristas fica prejudicada e pode causar acidentes envolvendo ciclistas, motociclistas e pedestres.

Perigos

De acordo com o coordenador de tráfego da CCR ViaOeste, Alessandro Pereira, o objetivo é chamar a atenção dos ciclistas para os cuidados ao pedalar. “Os riscos são maiores nas rodovias em virtude do fluxo intenso e alta velocidade dos veículos”, enfatiza.

“Outro fator de perigo é que a movimentação de veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, pode desestabilizar a bicicleta e causar acidentes. Por isso, nossa recomendação é buscar sempre vias com baixo movimento e ciclofaixas nos trechos urbanos, pois são locais apropriados e mais favoráveis para essa prática esportiva”, explicou.

Confira as dicas de segurança:

  • De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório pedalar sempre no mesmo sentido da via;
  • Utilize equipamentos de proteção, como capacete e luvas;
  • Não use fones de ouvido, pois é fundamental ouvir a movimentação de outros veículos na via e melhora a atenção sobre o que está à sua volta;
  • Vista roupas claras, e se possível, utilize colete refletivo. No período noturno, não esqueça dos faróis, lanternas ou piscas para sinalizar a sua presença e dê preferência por pedalar nas ciclofaixas e vias com iluminação pública;
  • Se for pedalar em grupo, nunca ande lado a lado. Façam uma fila indiana e siga um atrás do outro.