Vacinação contra o sarampo em crianças está abaixo da meta em Barueri

vacinação sarampo Barueri
Dose está disponível em todas as UBSs, até 3 de junho (Ricardo Santos/Secom Barueri)

A cobertura vacinal contra o sarampo em crianças, a partir de 6 meses e menores de cinco anos, está bem abaixo do esperado em Barueri. Segundo a prefeitura, o índice registrado é de 22,24%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% da população preconizada.

Apesar disso, a gestão informou que, desde o início deste mês, a procura pela dose tem crescido. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Barueri, em 2 de maio, foram aplicadas 137 vacinas. Já no dia 12 de maio foram imunizadas 4.596 crianças.

A proteção contra o Sarampo acontece desde 4 de abril e vai até 3 de junho em todas as UBSs de Barueri, de segunda a sexta durante seus horários de funcionamento (veja AQUI os endereços e horários). A UBS Benedito de Oliveira Crudo, no Centro (Rua Carlos de Campos, 82), também atende aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Trabalhadores da saúde
Os trabalhadores do setor de saúde também podem se vacinar, mas para este grupo não há meta definida. O objetivo é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde.

Calendário

– De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;

– De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o Sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.