Setembro Verde: concessionárias participam de Campanha de Doação de Órgãos

doação de órgãos
Em setembro, os painéis eletrônicos de orientação aos motoristas exibirão a mensagem DOE ÓRGÃOS, SALVE VIDAS! (Divulgação)

A CCR ViaOeste e CCR RodoAnel aderiram à campanha Setembro Verde que é fruto da parceria entre Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP e a ONG Deixe Vivo. Durante todo mês de setembro as sedes das concessionárias estarão com iluminação verde em suas fachadas alusiva à campanha. Os painéis eletrônicos de orientação aos motoristas exibirão a mensagem Doe órgãos, salve vidas! O Objetivo da campanha é sensibilizar os usuários que trafegam nas rodovias sobre a importância de doar órgãos.

Celebrado em 27 de setembro, o Dia Nacional da Doação de Órgãos foi escolhido para incentivar e conscientizar sobre a importante atitude. A cor verde foi eleita como a melhor para ilustrar a causa, pois representa a área da saúde e simboliza também a esperança e a liberdade.

Importante lembrar que avisar os familiares sobre a intenção de ser um doador de órgão é essencial, já que no Brasil não há necessidade de documentar essa condição. Para mais informações sobre doação de órgãos, procure a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) ou acesse: http://www.abto.org.br.

Mitos

De acordo com a ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o motivo da recusa por parte dos familiares é justamente a falta de informação e os mitos que cercam os processos e geram dúvidas sobre a doação. No Brasil, segundo dados fornecidos pela mesma associação, em dezembro de 2021 existiam aproximadamente 50 mil pessoas na lista de espera por um transplante.

Para o Gerente Executivo de Operações, Daniel Daneluz, a iniciativa humaniza e populariza a temática da doação de órgãos. “É um ato de amor ao próximo que deve ser amplamente divulgado”, afirma.

ONG Deixe Vivo

O Instituto Deixe Vivo foi idealizado e fundado por Giovanna Fiori, que nasceu com uma insuficiência renal e, aos 25 anos, passou a ser tratada com hemodiálise e teve de esperar por um transplante. Em 2019, 1 ano e 11 meses depois do início do tratamento, ela recebeu o tão esperado órgão e começou sua nova vida como transplantada. O objetivo é despertar a cultura da doação de órgãos, levar informações e acolhimento para quem espera por um transplante, para as famílias doadoras e para quem já é transplantado. A organização também oferece apoio psicológico e nutricional para enfrentamento da doença.