17.6 C
Tamboré
terça-feira, 28 maio 2024
Home Serviços Semáforos da região central de Barueri recebem sistema sonoro

Semáforos da região central de Barueri recebem sistema sonoro

0
Semáforos da região central de Barueri recebem sistema sonoro
O dispositivo é acionado pelo próprio pedestre que, ao acionar o botão, emite uma fala seguida de um “bipe” que indica o tempo certo para a travessia (Divulgação/Secom Barueri)

Os semáforos da região central de Barueri receberam sistema sonoro, que tem como objetivo garantir uma travessia mais segura às pessoas com deficiência visual e de baixa visão.

A chamada “botoeira sonora” foi instalada pela prefeitura nas travessias das avenidas Henriqueta Mendes Guerra e Vinte Seis de Março, que dão acessos à Farmácia Municipal 24 horas, e ao Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaine, via rua Campos Sales, ambas situadas no Centro.

Botão sonoro
O dispositivo é acionado pelo próprio pedestre que, ao apertar o botão, emite uma fala seguida de um “bipe” que indica o tempo certo para a travessia.

“Esses semáforos controlam todo o movimento, que é muito intenso nessa região, tanto de pedestres quanto de veículos. Isso porque dão acessos a locais de maior fluxo, que são terminais rodoviários e os comércios, assim como a Farmácia Municipal. Com o dispositivo sonoro as pessoas com deficiência visual vão saber quando devem atravessar nas faixas de pedestres”, explica o coordenador de Mobilidade Urbana, José Luiz Pinheiro Oliveira.

Câmara

O vereador Helio Jr comemorou a ação. “Apresentamos solicitações sobre o tema à gestão, um pedido de pessoas com deficiência visual ou baixa visão da cidade, que a partir de agora, estarão mais seguras em sua travessia. Agradeço à prefeitura pelo empenho em Barueri mais acessível para todos”, comentou o parlamentar.