30.9 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Home Serviços Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no domingo (30)

Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no domingo (30)

0
Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no domingo (30)
Em caso de nova ausência, o eleitor deve apresentar dois requerimentos de justificativa, um para cada turno (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Quem não votou no primeiro turno pode votar no próximo domingo (30). A Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição; por isso, é possível votar no segundo pleito mesmo não tendo comparecido ao primeiro. No entanto, é preciso que a pessoa esteja em situação regular, ou seja, seu título eleitoral não pode estar cancelado.

Em caso de nova ausência, o eleitor deve apresentar dois requerimentos de justificativa, um para cada turno.

O TRE-SP orienta, ainda, que aquelas pessoas que não compareceram no primeiro turno consultem com antecedência seu local de votação, para evitar contratempos no dia 30. O local e a seção eleitoral podem ter sido alterados em razão de eventuais adequações promovidas pelos cartórios eleitorais.

A consulta está disponível nos seguintes canais:

Site do TRE-SP: na aba “Local de Votação – Consulta”, é possível verificar a informação digitando nome, número do título eleitoral ou CPF.

Aplicativo e-Título: versão digital do título de eleitor, dispõe de recurso de geolocalização, que guia a usuária ou o usuário até sua seção eleitoral. O app é baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp: chatbot com respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral, entre elas a informação do local de votação.

Telefone 148: Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP (custo de ligação local para todo o Estado).