19.6 C
Tamboré
segunda-feira, 27 maio 2024
Home Serviços Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no domingo (30)

Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no domingo (30)

0
Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no domingo (30)
Em caso de nova ausência, o eleitor deve apresentar dois requerimentos de justificativa, um para cada turno (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Quem não votou no primeiro turno pode votar no próximo domingo (30). A Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição; por isso, é possível votar no segundo pleito mesmo não tendo comparecido ao primeiro. No entanto, é preciso que a pessoa esteja em situação regular, ou seja, seu título eleitoral não pode estar cancelado.

Em caso de nova ausência, o eleitor deve apresentar dois requerimentos de justificativa, um para cada turno.

O TRE-SP orienta, ainda, que aquelas pessoas que não compareceram no primeiro turno consultem com antecedência seu local de votação, para evitar contratempos no dia 30. O local e a seção eleitoral podem ter sido alterados em razão de eventuais adequações promovidas pelos cartórios eleitorais.

A consulta está disponível nos seguintes canais:

Site do TRE-SP: na aba “Local de Votação – Consulta”, é possível verificar a informação digitando nome, número do título eleitoral ou CPF.

Aplicativo e-Título: versão digital do título de eleitor, dispõe de recurso de geolocalização, que guia a usuária ou o usuário até sua seção eleitoral. O app é baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp: chatbot com respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral, entre elas a informação do local de votação.

Telefone 148: Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP (custo de ligação local para todo o Estado).